Clientes e Projetos

Para conhecer os trabalhos que já realizamos e os que estamos aptos a realizar, consulte nosso portfólio virtual apresentado a seguir e imprima-o somente se julgar necessário, ou entre em contato conosco para um atendimento especializado.

Imprimir

AIS – Associação Internacional de Sustentabilidades

AIS – Associação Internacional de Sustentabilidades

A Associação Internacional de Sustentabilidade desenvolveu estudo relativo ao conflito de uso de solo em áreas de preservação permanente no Município de Urussanga, a qual foi desenvolvida metodologia exclusiva para tratar da questão. A participação da Ambientalis Engenharia durante o projeto foi voluntária.

BAESA Energética Barra Grande S.A

BAESA Energética Barra Grande S.A

A Ambientalis elaborou o Plano de Manejo do Parque Estadual de Ibitiriá, no Rio Grande do Sul. O levantamento fundiário é uma das etapas deste projeto que culminou com o plano de manejo desta unidade de conservação elaborado com a participação de todas as partes interessadas.

Brookfield

Brookfield

Foi realizado pela Ambientalis Engenharia o trabalho de visita a campo para leitura visual das réguas telemétricas e realização das filmagens e fotografias com a utilização de drone no trecho de cascatas do rio Chapecozinho, compreendido entre o ponto da tomada d’água da PCH Xanxerê e da restituição para estudos ambientais.

Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal

Plano de Intervenção de Trabalho Técnico Social em Condomínios Minha Casa Minha Vida em Blumenau, Condomínio Morada das Nascentes I e II: O acompanhamento dos moradores de risco social que passam para uma nova condição de moradia e organização comunitária foi objeto deste trabalho desenvolvido em Blumenau – SC, por meio de atividades de mobilização comunitária e educação socioambiental.

Casa da Moeda do Brasil

Casa da Moeda do Brasil

A auditoria ambiental de acompanhamento, realizada no Parque Fabril da CMB, no Rio de Janeiro, seguiu padrões e normas do INEA – Instituto Estadual do Ambiente. Além de ser um requisito do órgão licenciador, o relatório da auditoria é uma ferramenta para os gestores da empresa.

CASAN

CASAN – Florianópolis/SC

A educação sanitária e ambiental formal e não formal da comunidade inclui intervenções junto às escolas, à comunidade, na formação de professores, de agentes comunitários, incluindo atividades lúdicas com parceiros locais.

O projeto socioambiental foi realizado simultaneamente com as obras do Sistema de Tratamento de Efluentes – SES Continente, abrangendo os bairros do Abraão, Capoeiras, Vila Aparecida e Monte Cristo, em Florianópolis.

channels4_profile

CBN Rádio

As dicas de sustentabilidade veiculadas na Rádio CBN foram elaboradas pela Ambientalis Engenharia, podendo ser aplicadas diretamente no cotidiano de cada cidadão.

As dicas foram veiculadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

cebds

CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade no campo foi objeto deste trabalho. A pesquisa realizada em todo o país foi publicada na cartilha de Fontes de Financiamento para Pequenos e Médios Agricultores. Este trabalho foi feito para atender o CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Cert ID

Cert ID

A Ambientalis Engenharia realizou auditoria ambiental baseada nas normal ISSO 14000 e de responsabilidade social, baseada na AS 8000 e OHSAS 16001, no parque fabril da empresa Caramuru Alimentos S.A., abrangendo complexo industrial, setores de apoio como gestão de pessoas, logística, desenvolvimento de produtos, garantia de qualidade, manutenção, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Comexim-Exporter

Comexim

O diagnóstico ambiental e elaboração do Plano de Ação Ambiental foi objeto deste trabalho realizado pela Ambientalis Engenharia, na Unidade Industrial de Bebidas, localizada em Águas de Lindóia – SP.

Copel SA

Copel SA

A elaboração do primeiro relatório de sustentabilidade da Copel, baseado no GRI – Global Impact Initiative, criando instâncias de diálogo com seus stakeholders, foi realizado com a assessoria da Ambientalis Engenharia. Estudos ambientais também foram elaborados para a expansão das suas linhas de transmissão no Estado do Paraná. A primeira rodada do sistema de gestão integrada que possui como critérios de sustentabilidade aspectos econômicos, sociais e ambientais, baseado nas Normas AA 1000, foi coordenada pela Ambientalis Engenharia.

A Ambientalis Engenharia elaborou o inventário de oferta turística integrando um dos Programas da UHE Colíder, que abrange os municípios de Cláudia, Colíder, Itaúba, Nova Canaã – MT, incluindo banco de dados e plano de ação para fomento ao turismo. É o desenvolvimento articulado ao turismo regional.

Além disso, elaborou os estudos ambientais apresentados nos Relatórios Ambientais Simplificados – RAS e Relatórios de Detalhamento de Programas Ambientais – RDPA dos seguintes empreendimentos: Subestações 138kV Atlântica, Morangueira, Paiçandu, Bandeira, São Miguel do Iguaçu, Itamaraty, Barão de Capanema e Ubiratã, Linha de Transmissão 138 kV Loanda e Linhas de transmissão 230 kV Santa Mônica, Posto Fiscal Secc e Horizonte.

Atua no estudo ambiental para elaboração do Relatório Ambiental Simplificado – RAS e Relatórios de Detalhamento de Programas Ambientais – RDPA para a Linha de distribuição de Alta Tensão Londrina Sul – Faxinal com tensão de 138KV, abrangendo os municípios de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Faxinal, Londrina, Marilândia do Sul e Rio Bom no estado do Paraná.

CSM Produtos Químicos

CSM Produtos Químicos

A fabricação, armazenamento e transporte de produtos químicos são padronizados para atender o SASSMAQ – é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido aos Serviços de Logística para Produtos Químicos e Petroquímicos, perigosos e não perigosos, oferecidos por empresas de transporte rodoviário.

D_B Participações

D&B Participações

O gerenciamento ambiental da área para implantação do McDonalds na Avenida Getúlio Vargas em Chapecó foi realizado integrando empreendedores, clientes e prestadores de serviço resultando na liberação da área para a instalação do empreendimento e no monitoramento ambiental como segurança das condições definidas pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Eletroacre

Eletroacre

A Ambientalis Engenharia prestou consultoria ambiental especializada para a Eletrobrás Distribuição Acre incluindo suas novas linhas de distribuição e subestações, além de suas ampliações em todo o Estado do Acre, totalizando 27 empreendimentos.

Eletrosul SA

Eletrosul SA

Foi realizado resgate e monitoramento de fauna para o empreendimento hidrelétrico Passo São João – UHEPSJ, no Rio Grande do Sul, monitoramentos de fauna no empreendimento reforço elétrico do litoral catarinense e inventário florestal para as Pequenas Centrais Hidrelétricas do Rio Caveiras, em Santa Catarina.

A Ambientalis Engenharia realizou o Estudo de Viabilidade para um Sistema de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Geração de Energia Elétrica: A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta novos desafios. Mais do que destinar adequadamente os resíduos, traz a necessidade de valorar resíduos, agora considerados recursos, minimizar a geração, inovar no reuso. Este estudo customizou uma solução para os resíduos produzidos por cerca de 54 cidades do Rio Grande do Sul, integradas em Consórcios Públicos: a geração de energia termelétrica a partir de resíduos sólidos urbanos.

001

Empreendimento Eólico Monte Alegre

Estes complexos eólicos foram objeto de estudo da Ambientalis Engenharia, sendo que os estudos de Santa Catarina obtiveram licenciamento ambiental. Os aspectos locais são um diferencial neste negócio. Associar conservação a desenvolvimento é um desafio constante, incluído à medida que o projeto avança.

Engie Brasil Energia

Engie Brasil Energia

A recuperação da mata ciliar da Usina Hidrelétrica de Itá – UHIT teve seu projeto elaborado pela Ambientalis Engenharia, também avaliando por meio de indicadores, a sua implantação.

A implantação do sistema de responsabilidade social, baseado nas normas NBR 16001 e de saúde e segurança no trabalho, baseado na OHSAS 18001, em suas principais hidrelétricas e termelétricas, foi implantado sob sua consultoria, sendo obtida a certificação com sucesso na norma de saúde e segurança no trabalho.

A Ambientalis Engenharia realizou os estudos sobre a disponibilidade de áreas de mata ciliar às margens do Rio Tubarão, para a sua restauração. A partir do georreferenciamento, os estudos foram complementados com a análise da legislação e do uso atual do solo, sendo então elaborada a proposta de restauração da área de preservação permanente. Assim, foi a responsável técnica pelo Mapeamento de Áreas Disponíveis para Restauração de Áreas de Preservação Permanente do Rio Tubarão, entre os Municípios de Pedras Grandes e Laguna – SC.

Integrar programas ambientais com políticas nacionais foi a estratégica adotada neste trabalho que inclui a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e o Programa Nacional de Educação Ambiental na Agricultura Familiar – PEAAF. Desenvolvido na área de abrangência da UHMA – Usina Hidrelétrica de Machadinho, adota instrumentos da educação ambiental não formal, crítica e emancipatória. Este é o Programa de Educação Ambiental na Área de Abrangência da UHE Machadinho – UHMA, coordenado e executado pela Ambientalis Engenharia.

A partir de 2021 inicia o Programa de Educação Ambiental e Comunicação na Área de Abrangência da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, responsável pela visitação na Usina.

Realiza a avaliação dos requisitos legais como subsídio para o sistema integrado de meio ambiente (ISO 14001), saúde e segurança (ISO 45001) das usinas hidrelétricas situadas na bacia do rio Uruguai, UHE Ita no município de Aratiba – RS, UHE Machadinho no município de Piratuba – SC e UHE Passo Fundo no município de Entre Rios do Sul – RS, tendo sido a empresa responsável por sua implantação até a certificação anos atrás.

Flow Energia

Flow Energia

Parque Eólico Braço do Ventos – A Ambientalis Engenharia desenvolveu os estudos ambientais para este Parque Eólico, localizado no litoral do Rio Grande do Norte. A perspectiva de energia alternativa associada a gestão do projeto é construída de forma inovadora, trazendo diferencial no licenciamento e no próprio negócio.

Central Geradora Hidrelétrica Matheus Ribeiro de Souza, Município de Bom Jardim da Serra/SC – A geração de energia hidrelétrica na Serra Catarinense tem todos os aspectos e impactos ambientais estudados pela Ambientalis Engenharia.

A região possui grandes atrativos na paisagem, sendo os estudos ambientais feitos de forma a garantir os interesses de produção com os de conservação.

Globoaves Ltda

Globoaves Ltda

Estudos ambientais foram desenvolvidos para atingir a conformidade ambiental de granjas e incubatórios.

Um sistema de padronização e de conformidade em segurança alimentar foi desenvolvido baseado em parâmetros nacionais e internacionais na unidade de abate de aves, em Cascavel – PR.

Green Seed Soluções Ambientais

Green Seed Soluções Ambientais

O plano de recuperação de áreas degradadas na Amazônia foi uma inovação que trouxe celeridade e economicidade ao sistema. As áreas de extração de petróleo e gás da Rosneft tiveram o plano aprovado pelo IPAAM – órgão licenciador ambiental da Amazônia.

Grupo Energisa

Grupo Energisa

A Energisa, com a privatização da Eletroacre seguiu sendo nosso cliente. Retomamos o trabalho por meio de estudos ambientais para a implantação de Linha de Transmissão em Rio Branco, no Acre.

A Ambientalis Engenharia prestou consultoria ambiental especializada para realização da gestão dos processos de estudos e licenciamentos ambientais da Energisa Acre, realizando as interfaces com os órgãos ambientais licenciadores

IMPSA

IMPSA

A implantação dos empreendimentos eólicos de Água Doce e Bom Jardim, em Santa Catarina, contaram com a assessoria ambiental e responsabilidade técnica da Ambientalis Engenharia. Todos os estudos inerentes ao licenciamento foram realizados por equipe multidisciplinar.

INB – Indústrias Nucleares Brasileiras

INB – Indústrias Nucleares Brasileiras

O monitoramento ambiental em Caetité, Bahia, de onde se extrai elemento combustível para o suprimento de usinas nucleares, o urânio em um ecossistema de transição entre caatinga e cerrado, apresenta características peculiares. O monitoramento utilizou como indicadores a fauna (mamíferos, insetos, répteis e anfíbios), qualidade das águas e a flora.

Morgânia Química

Morgânia Química, Chapecó – SC

A conformidade do fornecimento de amônia anidra, às normas de meio ambiente, qualidade, saúde e segurança foi realizada pela Ambientalis Engenharia, integrando os sistemas de gestão desta empresa que atende 80% do ramo frigorífico e de laticínios do Brasil, sendo a Amônia Anidra, fabricada pela Vale Fertilizantes e Petrobrás.

Paulista Alimentos

Paulista Alimentos

A implantação do programa de segurança alimentar baseado nos requisitos do HACCP e padronização dos processos para atender mercado nacional e internacional no segmento de aves foi coordenado pela Ambientalis Engenharia.

PCH Catumbi

PCH Catumbi

O estudo de impacto ambiental em área de grande sensibilidade ambiental foi realizado pela Ambientalis Engenharia, tendo sido propostas medidas mitigadoras e programas ambientais que minimizem o impacto ambiental, além do projeto de engenharia contar com tecnologia de fio d´água. A pequena central hidrelétrica é tecnologia limpa que pode ser associada ao desenvolvimento sustentável da região, integrado aos interesses da conservação.

PNUD_ANA

PNUD/ANA

As medidas de adaptação às mudanças climáticas, estratégias de comunicação e de internalizar o tema na agenda da Agência Nacional de Águas foi objeto deste contrato com PNUD tendo como beneficiária a Agência Nacional de Águas.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

A Ambientalis engenharia elaborou a estratégia nacional de educação ambiental e comunicação social da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob contratação do PNUD/PNUMA e Ministério de Meio Ambiente. Em um país de cultura diversa e território imenso, a estratégia compartilha papéis entre os diversos setores: governo, sociedade e empresas.

Funai pnud

PNUD/FUNAI

Através do Edital Projeto BRA 001/2020, 28 associações Indígenas tiveram seus projetos aprovados para a realizar a recuperação de áreas degradadas em Terras Indígenas localizados nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A Ambientalis Engenharia prestou assessoria técnica e administrativa para execução dos projetos, realizando visitas técnicas nos territórios e apoio.

Inclui realização de cursos de capacitação cujo objetivo é construir e multiplicar conhecimentos, saberes e técnicas relacionados à conservação e recuperação dos biomas direcionados a indígenas e servidores da Funai.

A Ambientalis Engenharia também realizou o mapeamento e sistematização de atores, experiências e projetos afins para estabelecer uma rede de parceiros, a produção de registros audiovisuais das ações executadas pelos projetos. Manuais de boas práticas sobre recuperação ambiental e a realização de um seminário final para apresentações dos resultados alcançados com o projeto estão previstos para acontecer até o final do projeto.

Portobello SA

Portobello SA

A consultoria tratou desde a retirada da matéria prima (minerais) para a fabricação de produtos de alta qualidade até a disposição dos resíduos gerados pela construção civil. A cadeia abrange os impactos ambientais do processo fabril, a participação da empresa em políticas públicas, desenvolvimento de fornecedores locais, na comunidade, em programas de pesquisa para a minimização, reutilização e reciclagem de resíduos.

Prefeitura Municipal de Biguaçú – SC

Prefeitura Municipal de Biguaçú – SC

O estudo ambiental para a construção do trapiche comunitário de Biguaçu foi elaborado pela Ambientalis Engenharia.

Prefeitura Municipal de Chapecó – SC

Prefeitura Municipal de Chapecó – SC

O Plano Local de Habitação de Interesse Social do município de Chapecó foi elaborado pela Ambientalis Engenharia e leva em consideração a Política Nacional de Habitação, a política habitacional local, o Plano Diretor, os eixos de desenvolvimento que impacta a questão habitacional e urbana e os princípios democráticos de participação social.

A necessidade da população por habitação digna é fundamentada por estudos sobre os quais todo o planejamento se baseia. O município de Chapecó – SC obteve os resultados desses estudos que norteiam as demandas por investimentos para sanar a questão de moradia de interesse social de seus habitantes.

Prefeitura Municipal de Criciúma – SC

Prefeitura Municipal de Criciúma – SC

O desenvolvimento e execução do projeto social e ambiental do Programa Habitar Brasil – BID na comunidade Paraíso, em Criciúma contou com a mobilização comunitária, a educação sanitária e ambiental da comunidade bem como com atividades de geração de emprego e renda.

Prefeitura Municipal de Curitiba – PR

Prefeitura Municipal de Curitiba – PR

A execução do Programa Olho D’água, de educação ambiental na bacia do Rio Barigui culminou com o Prêmio Susie Pontarolli, em 2018 na categoria Fornecedor, da COPEL.

A partir de 2019, a execução do Programa Amigos do Rio, em Curitiba, desta vez, de educação ambiental em outras bacias hidrográficas, com ênfase na bacia do Rio Belém inclui técnicos de diversas áreas de atuação e vem fortalecendo a sensibilização ambiental da população de Curitiba, em suas diversas vertentes.

Prefeitura Municipal de Florianópolis – SC

Prefeitura Municipal de Florianópolis – SC

Além de desenvolver o projeto social e ambiental do Programa Habitar Brasil – BID das comunidades Chico Mendes e Mocotó, a Ambientalis atuou no projeto social e ambiental do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Maciço do Morro da Cruz, que abrange 16 comunidades. A experiência com a produção de aquecedores solares pelas mulheres da comunidade do morro do mocotó resultou no Prêmio Melhores Práticas de Gestão Local concedido pela Caixa Econômica Federal.

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE

O monitoramento do avanço do mar na praia de Piedade e Candeias, em Pernambuco foi objeto de monitoramento ambiental, com parâmetros avaliados sistematicamente pela Ambientalis Engenharia.

Prefeitura Municipal de Novo Horizonte – SC

Prefeitura Municipal de Novo Horizonte – SC

A execução do trabalho técnico social de empreendimento habitacional no município de Novo Horizonte – SC, contou com atividades participativas, socioeducativas, processos de promoção social visando a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias e a sustentabilidade do empreendimento.

PAD – Programa Água Doce

PAD – Programa Água Doce

O Programa Água Doce – PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas salobras, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. A Ambientalis Engenharia executou o apoio à gestão do PAD, com equipe local sediada em Recife – PE.

Renobrax

Renobrax

A energia renovável na matriz do desenvolvimento sustentável é um orgulho para a Ambientalis Engenharia, que realizou estudos ambientais para parque eólico de 200 MW, no Rio Grande do Sul e outros empreendimentos de geração distribuída – GD, no mesmo Estado.

SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina

SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina

A capacitação das Instâncias de Governança Regional (IGR) de Santa Catarina visando o seu fortalecimento culminou com a elaboração do Planejamento Estratégico de Fortalecimento das Instâncias de Governança. Turismo e sustentabilidade!

THE NATURE CONSERVANCY

THE NATURE CONSERVANCY

O Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú é uma iniciativa da EMASA e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, em parceria com a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), a Prefeitura Municipal de Camboriú, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (AGESAN), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM) e a Agência Nacional de Águas (ANA)”. Executada pela Ambientalis Engenharia a mobilização de proprietários rurais e elaboração de projetos individuais de propriedades no município de Camboriú/SC.

Villagos

Villagos

Estudo de Impacto de Vizinhança – A criação de um condomínio nas imediações de Chapecó – SC foi objeto deste estudo. Transformar uma propriedade rural em área residencial, analisar os aspectos e impactos envolvidos e a proposição de medidas mitigadoras e compensatórias caracterizou o primeiro condomínio com essas características na região.